Turismo do Pantanal ganha Carta para desenvolvimento sustentável e integrado na América do Sul

 

Brasil, Paraguai e Bolívia assinam documento que promove o incremento do Ecoturismo na região com preservação do patrimônio natural e reforçam atuação da Embratur, que visa a criação de roteiros integrados para o turismo do continente

O turismo do Brasil ganha novo impulso com a assinatura da Carta pelo Turismo Sustentável Sem Fronteiras no Pantanal. O documento foi assinado, nesta quinta-feira (27), em São Paulo, pela presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Teté Bezerra, o cônsul geral da Bolívia, Jorge Lesezma, e o cônsul geral do Paraguai, o ministro Enrique Insfrán, representantes dos três países que abrangem o bioma, além dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O termo pretende desenvolver o setor de forma integrada na região e de forma sustentável e foi firmado no estande Arena Fit Pantanal, durante a ABAV Expo 2018.

Segundo a presidente Teté Bezerra, a iniciativa demonstra a preocupação de desenvolver a atividade, aproveitar o potencial da região para o Ecoturismo e movimentar a economia. “Tudo isso sem esquecer a questão ambiental e a conservação do patrimônio natural deste bioma que é único e singular”, afirma.

De acordo com ela, a carta, além de sinalizar o compromisso com a sustentabilidade, é mais uma ação do Instituto que visa a integração do turismo no continente. “A ideia é estimular a criação de roteiros integrados entre a Bolívia, Paraguai e Brasil da mesma maneira que temos trabalhado com sucesso em Foz do Iguaçu, com o Paraguai e a Argentina”, lembra.

O cônsul geral da Bolívia, Jorge Lesezma, considera importante a integração e a articulação entre os países e estados que abrangem o Pantanal. “Seria lindo que turistas que visitam o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul também fossem à Bolívia e vice-versa”, comemorou.

PAINEL

Antes da assinatura da carta, no segundo dia de atividades da ABAV Expo, a presidente da Embratur participou do painel “Pantanal Sem fronteiras”, que discutiu com especialistas os desafios para desenvolver o potencial turístico dos estados e questões urgentes para promover a preservação natural.

Participaram do debate, o diretor da Embrapa Pantanal e do centro de pesquisa do Pantanal, Jorge Lara; o conselheiro da reserva da biosfera do Pantanal, Nei Gonçalves, e Walfrido Tomás, da Embrapa Pantanal.

O secretário de turismo de Mato Grosso, Jaime Okamura, agradeceu a parceria da Embratur para realização do painel, durante a feira, que culminou na assinatura da carta de intenção.

VISITA TÉCNICA

 Os compradores internacionais convidados pela Embratur para a ABAV Expo 2018 puderam conhecer, nesta sexta quinta-feira, em São Paulo, os produtos turísticos do segmento de Ecoturismo de Mato Grosso, com destaque para o Pantanal, a Chapada dos Guimarães e o destino de Nobres.

A visita técnica ao estande do estado contou com a presença da presidente da Embratur e faz parte da programação do programahosted buyers da Embratur, em parceria com a ABAV, que trouxe 30 compradores internacionais de mercados estratégicos como Rússia, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos e outros.

Além do potencial do estado para o Ecoturismo, a presidente Teté Bezerra destacou o avanço da conectividade aérea com voos diários partindo, especialmente, de São Paulo e do Rio de Janeiro, para a capital do estado, Cuiabá.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Embratur

Fotos: Divulgação

 

Deixe seu comentário