Turma Que Faz, da Chapada dos Veadeiros, vence Prêmio Itaú-Unicef 2018
O projeto Turma Que Faz, realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás, ficou em segundo lugar no Prêmio Itaú-Unicef 2018, realizado ontem em São Paulo. A 13ª edição do prêmio apoiou e valorizou projetos que ofereceram diretamente ao público infanto-juvenil ações educativas, culturais e/ou de proteção social alinhadas ao conceito de educação integral. O Turma Que Faz foi classificado na Categoria 1, OSC em Ação, a nível nacional. Foram mais de 3 mil inscrições, avaliadas por um grupo de aproximadamente 140 pessoas – representantes das instituições organizadoras e parceiras do Prêmio – das áreas da educação, assistência social, cultura e comunicação.
Foi no ano de 2003 que o projeto Turma Que Faz se instalou na Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás, à entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Entrou nessa ex-vila de garimpeiros em pleno cerrado pelas mãos da arte-educadora e musicista Doroty Marques, que naquele ano se apresentou no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, ao lado de seu irmão, o também artista popular Dércio Marques. A vila a inquietou, assim como todos os lugares pelos quais passou. Portadora de uma prática pedagógica única, a artista acumula mais de 30 anos de um trabalho sólido que já atingiu mais de 200 mil crianças e jovens e 10 mil professores nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Pará, Rondônia e Acre.
Em parceria com a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, o Turma Que Faz realiza um trabalho social por meio de atividades educativas, artísticas, culturais, esportivas e ambientais, que utilizam a arte e o meio ambiente como linguagem sensibilizadora e realizadora. O objetivo é desenvolver o capital humano nas crianças e adolescentes, a partir de experiências que promovam a autoestima, a comunicação e a expressão, a convivência familiar e comunitária, o reconhecimento do contexto em que vivem e a consciência ecológica e patrimonial.
A Turma Que Faz também produz e realiza o espetáculo Peña Folclórica, apresentado na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. O show traz músicas do universo sul-americano, entoadas por tambores, instrumentos de percussão, violas e sanfonas. Os jovens também dançam e realizam performances no tecido acrobático, acompanhados pela voz de Doroty Marques e Poliana Moraes.
Conheça mais em: www.cavaleirodejorge.com.br
Instagram: @turmaquefaz e @casadeculturacavaleirodejorge
Fonte: Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge
Fotos: Acervo Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge