UBS de Taguatinga interrompe distribuição de remédios controlados por 20 dias
Caso semelhante ocorre em unidade da Ceilândia
A falta de planejamento da atual gestão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal parece não ter limite. Matéria do telejornal Bom Dia DF, da TV Globo, desta quarta-feira (12), noticiou que a Unidade Básica de Saúde n° 7 de Taguatinga interrompeu a distribuição de medicamentos controlados psiquiátricos até o final do ano.
E o motivo não é a falta desses produtos, mas sim devido as férias do farmacêutico responsável pela distribuição. No local, está fixado um aviso informando o problema.
Na mesma reportagem, outros pacientes reclamam da falta de outros medicamentos mais simples, como o Omeprazol – utilizado para problemas gastrointestinais e encontrado em farmácias por até R$ 4.
Mas o descaso não para por aí. Segundo servidores do Centro de Saúde 10 de Ceilândia, a unidade também vai parar de fornecer psicotrópicos no recesso do Ano Novo e até 20 janeiro. O motivo informado seria o mesmo: férias do servidor farmacêutico e falta de competência da SES na administração de pessoal.
Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, a interrupção, de uma hora para outra, de um tratamento com remédios controlados pode ocasionar sérios problemas a pacientes. De acordo com ela, “é inadmissível uma unidade de Saúde possuir um produto, mas não ter alguém que possa distribuí-lo”.
Assista à reportagem completa da TV Globo
Fonte: SindSaúde DF
Foto: Reprodução