Uma viagem pela Bauhaus

BSBauhaus traz exposição, exibição de filme e experiência imersiva sobre escola alemã que lançou as bases da arquitetura que marcou o século 20 e, ainda hoje, ecoa pelo mundo

Divulgação

A Bauhaus, escola de artes alemã que influenciou profundamente a estética e os modos de fazer do século 20, completou cem anos de sua criação em 2019. Mas as ideias minimalistas e modernas reverberam até hoje. Não por acaso, o Goethe-Zentrum Brasília e Embaixada da Alemanha no Brasil, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), realizam o projeto “BSBauhaus”, até 31 de julho, no Sesc 504 Sul, com entrada franca.

Neste período, o público poderá conferir a exposição “Bauhaus 1919-1933. Universos de ideias, concepções de espaço, visões de objetos”, que tem curadoria de Jolanthe Kugler, do Vitra Design Museum, em Weil am Rhein (Alemanha), e traz uma seleção de fotografias, documentos, catálogos de venda, obras de arte, textos e filmes que formam um panorama sobre o complexo mundo de ideias da Bauhaus. Entre os destaques, a foto da Universidade Bauhaus em Weimar, da “Casa de diretor”, de Mies van der Rohe, datada do ano de 1931 ou 1932 e que pertencia a Walter Peterhans. Como podemos morar de maneira saudável e econômica? A série de filmes didáticos dividida em quatro atos responde à pergunta.

Experiência transporta público para o universo da Bauhaus

Paralelamente, ocorrerá a experiência imersiva Virtual Bauhaus, que utiliza a realidade virtual como suporte. Os visitantes serão transportados para dentro do prédio em Dessau, na forma em que ele existia nos anos 1920, a partir do projeto do primeiro diretor da escola, Walter Gropius. Por meio desse ambiente em 3D, será possível explorar as ideias centrais da escola através de encontros com sua arquitetura interior.

O público também poderá estudar materiais no curso preliminar da instituição, visitar os dormitórios onde os estudantes viviam e trabalhavam, envolver-se com uma performance experimental na oficina de teatro e subir pela escadaria icônica do prédio, elemento arquitetônico notável que abrigava sessões de fotos, cursos de desenho e as famigeradas festas.

A exposição – que também está passando por países como Estados Unidos, Argentina, Colômbia, China e Japão – não pretende apenas proporcionar aos visitantes de todo o mundo a oportunidade de vivenciar a Bauhaus em primeira mão, mas também comunicar a relevância duradoura de um dos legados culturais mais importantes da Alemanha através de uma mídia contemporânea. É acessível a uma ampla audiência, incluindo aqueles que não têm experiência prévia na utilização da tecnologia de realidade virtual.

O projeto Virtual Bauhaus foi criado pelo Goethe-Institut Boston em cooperação com o Cologne Game Lab, TH Köln. Apresentado como parte do Wunderbar Together: The Year of German-American Friendship 2018/19 – uma iniciativa financiada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, implementada pelo Goethe-Institut e apoiada pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI).

Serviço:

Bauhaus 1919-1933

Universos de ideias | Concepções de Espaços | Visões de Objetos

Curadora: Jolanthe Kugler

Período de visitação: até 31 de julho de 2019

Horário: Segunda a sexta, de 9h a 21h

Local: Espaço Cultural Ary Barroso do Sesc Estação 504 Sul

Bauhaus Virtual

Período de visitação: até 26 de julho de 2019

Horários de visitação:

22 a 26/07 (segunda a sexta) – das 9h às 12h / das 14h às 18h

Local: Espaço Cultural Ary Barroso do Sesc Estação 504 Sul

Fonte: Agência Atelier / Assessoria de Imprensa – Brasília/DF

Fotos: Divulgação


Deixe seu comentário