Unibes Cultural tem uma programação diversificada até o final de setembro!

Palestras, lançamento de livro, mostra, concerto e show marcam o mês no point de cultura da capital paulista.

Quem busca atividades culturais para fazer na cidade de São Paulo encontra na Unibes Cultural uma gama de sugestões.

Destaque da programação, no dia 27, às 19h, bate-papo com Sérgio Fingermann e David Léo Levisky marca a abertura oficial da exposição gratuita “Do chão ao chão”, originária do projeto de mesmo nome inspirado pela artista Helena Lopes a partir de uma viagem à Polônia em 2019. Durante visita a um antigo campo de concentração na terra de seus ancestrais, ela passou a observar a singularidade e complexidade do chão que, fotografado, passou por interferência digital. Como resultado, a  expografia que estará em cartaz até dia 29 de outubro, busca criar um ritmo onde as imagens fluem delicadamente. O horário para visitação, sempre a partir do meio-dia, encerra-se às 19h de quarta a sábado e às 18h aos domingos.

Em parceria com o Instituto DomLexia, das 18h30 às 20h30 do dia 20 acontece o lançamento da mostra gratuita “Dislexia quando arte 2023”. O Cult Talk abordará a neurodiversidade e seus aspectos positivos na geração de inovação. Como convidados estarão Carla Carvalho Vitoriano (executiva excepcional de multinacional na área da saúde), Celso Roberti (fundador e vice-presidente do Instituto DomLexia), Marcelo Vitoriano (CEO da Specialisterne Brasil) e Nadine Heisler(head de Mercado de tecnologias educacionais na Arco, coordenadora de projetos de educação corporativa, entusiasta de inovações que maximizem esse potencial de forma inclusiva).

Gratuito, o Fórum Virada Sustentável 2023 será realizado no dia 22, das 9h às 19 horas. Serão 26 painéis que vão de estratégias para preservação da Amazônia à moda sustentável, água e saneamento. Dentre a temática abordada, “Educação para a sustentabilidade”, “Descarbonização e energias renováveis”, “Diversidade, Equidade e Inclusão” e “Negócios de impacto” comporão o dia de debates.

Na literatura, das 19h30 às 21h do dia 20, Encontros Literários recebe Egidio Dórea – médico, professor e embaixador no Inspirali Saúde do Idoso – para o lançamento de “Idadismo: um mal universal pouco percebido”. Especialista na temática, o diretor do Aging 2.0 São Paulo traz à luz questões como manifestações por vezes imperceptíveis, como maus-tratos sofridos por idosos, além de preconceito e inclusão etária e outros aspectos que abrangem o envelhecimento populacional. A entrada é franca mediante retirada antecipada de ingressos pela internet.

Dia 23, das 15h às 17h, acontece o Clube de Leitura Racial que terá como temática o livro “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório. O evento gratuito é uma parceria com do Grupo Mulheres do Brasil e neste mês terá como convidadas: Elizabete Scheibmayr (líder dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher), Luciana Lima (FCN – Fórum de Consciência Negra na IBAB. Entusiasta) e Lucilene Costa (membro do Conselho da Comunidade Negra de Santos, Master Coach e CEO do Empreendapretas).

Quem gosta de combinar sarau, literatura e teatro tem um encontro marcado com “Janelas para o mundo”, atividade gratuita que acontece no dia 23, das 15h às 17h30. Durante o encontro literário, o participante fará parte de momentos de leitura e crônicas.

Às 14h30 do dia 23 acontece Flor & Ser – Exposição visual e/ou audiovisual de fotografias de pessoas com deficiência. O evento gratuito conta com uma roda de conversa com abordagem na temática, com foco na autoestima da pessoa com deficiência, assim como desafios e conquistas profissionais e em ambientes de trabalho..

Dia 27 é reservado para a experiência “Candlelight: tributo a The Jackson 5” que acontece em dois horários, às 19h e às 21h. O concerto pago é uma experiência peculiar, pois, o participante aprecia o melhor da música em meio a um ambiente decorado à luz de velas. Dentre o programa previsto em homenagem ao grupo que revelou Michael Jackson ao mundo e que será interpretado pelo Trio Monte Cristo, destaque para “I want you back”, “Rock with you” e a clássica “I’ll be there”.

No dia 28, das 19h30 às 20h30, Celso Cardoso ministrará a palestra gratuita “Falar bem e sem medo!”. O jornalista ressaltará a importância do bom uso da voz que não é privilégio apenas aos comunicadores, basta que haja bom treinamento, pois é uma ferramenta imprescindível a qualquer área de atuação.

Para fechar o mês, Chandra Lacombe volta à capital paulista com Chandra Xperience no dia 30, das 17h às 21h. Chandra & Fusão Divina oferecerá uma experiência multissensorial ao público, a partir de um estado de introspecção profunda, passando por muitas nuances do autoconhecimento que alcançará o ápice em uma celebração que mesclará dança e alegria. O show pago ganhou uma edição revista e ampliada, e marca o lançamento do novo EP nas plataformas de streamings.

Todos os ingressos (gratuitos e pagos) devem ser adquiridos via internet e as informações encontram-se no site www.unibescultural.org.br

Programação de 13 a 30/9 na Unibes Cultural

13 | 17h30 às 21h | Israel no mundo contemporâneo – com Jaime Spitzcovsky e Alexandra Loras (pago)

20 | 18h30 às 20h30 | Dislexia quando arte 2023 – mostra (grátis)

20 | 19h30 às 21h | Dr. Egidio Dórea lança o livro “Idadismo: um mal universal pouco percebido” (grátis)

22 | 9 às 19h | Fórum Virada Sustentável 2023 (grátis)

23 | 14h30 | Flor & Ser – Exposição visual e/ou audiovisual de fotografias de pessoas com deficiência (grátis)

23 | 15 às 17h | Clube de Leitura Racial com livro “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório (grátis)

23 | 15 às 17h30 | Janelas para o mundo – sarau, literatura e teatro (grátis)

27 | 19h | Abertura oficial da exposição “Do chão ao chão”, de Helena Lopes  bate-papo de com Sérgio Fingermann e David Léo Levisky (grátis)

27 | 19h e 21h | Candlelight: tributo a The Jackson 5, com o Trio Monte Cristo (pago)

28 | 19h30 às 20h30 | Falar bem e sem medo! – palestra com Celso Cardoso (grátis)

30 | 17 às 21h | Chandra Experience – show (pago)

Sobre Unibes Cultural  –    Ao convergir, conectar e fomentar a cultura e diferentes conhecimentos, desde 2015 a Unibes Cultural atua como um hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo. Assim, a Instituição assume a vocação não só de formadora de público, mas também de agente transformador do cenário cultural. A estratégia não é criar uma nova agenda para São Paulo, mas potencializar o que já é feito por meio de eventos, encontros, debates e reflexões para todos que querem ajudar a preparar a cidade para o futuro.

Serviço:  Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2500 – ao lado do metrô Sumaré – Linha 2 – Verde

A Unibes abre de quarta a sábado (12h às 20h) e domingo (12h às 19h)

Telefone: (11) 3065-4333

Acesse: www.unibescultural.org.br

Fonte: VGCOM – SP

Foto: Reprodução

Deixe seu comentário