Ventos fortes causaram sensação térmica de 5ºC nesta manhã, no DF
Além do frio, a umidade deve baixar para 20% nas horas mais quentes do dia esta semana, segundo o Inmet
O inverno começa a mostrar sua cara no Distrito Federal. Nesta segunda-feira (23/7), o brasiliense sentiu na pele um calafrio a mais na hora que saía para o trabalho. É que a sensação térmica registrada no Plano Piloto, às sete da manhã, foi de 5ºC.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a baixa sensação térmica foi motivada pela temperatura registrada de 14ºC aliada a ventos de 36km/h. “Para a gente calcular a sensação térmica analisamos fatores como a temperatura e a velocidade do vento. O instituto registrou essa velocidade como de 10 metros por segundo nesse horário”, explica o meteorologista Mamedes Luiz Mello.
“Quando estamos com agasalho sentimos um calor na pele. É uma temperatura aparente, não é a real. Mas quando o vento bate em nossos corpos, ele tira o calor da roupa rapidamente. E aparece o frio, que é a a sensação térmica”, afirma.
De acordo com o meteorologista, as manhãs vão continuar frias até sexta-feira (27), uma característica típica de inverno, com céu claro e poucas nuvens. A temperatura, porém, vai ficar amena. “O calor que se recebe durante o dia, se perde rapidamente à noite, porque não o período é de poucas nuvens”, diz. A estação começou em 21 de junho. A expectativa é de que as temperaturas comecem a baixar gradativamente.
Umidade relativa do ar
Para esta terça-feira (24), a umidade relativa do ar vai subir e ficar entre 90% a 30% no Distrito Federal. Nos próximos dias, ela ficará entre 80% (durante a madrugada) a 20% (durante o dia). Já a temperatura será parecida com a desta segunda-feira, entre 10ºC e 26ºC, com céu claro a parcialmente nublado, devido a uma massa de ar seco que paira sobre a região. Esse fenômeno dificulta o aparecimento de chuvas, que não ocorrem há 65 dias no DF. Os picos de umidade mais baixa acontecem nos meses de agosto e setembro.
No ano passado, a temperatura chegou a cair a 8º C no DF durante o inverno, no mês de julho, com sensação térmica de 1º C por causa do vento.
Fique atento!
Entre 21% e 30% (estado de atenção)
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Consumir água à vontade.
Entre 12% e 20% (estado de alerta)
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas.
Abaixo de 12% (estado de emergência)
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc;
- Durante as tardes, manter os ambientes internos úmidos, principalmente quartos de criança, hospitais, etc.
Fonte: Metrópoles
Foto: Reprodução