Viaduto do Eixão que Rollemberg deixou cair será liberado hoje (4)

O trânsito sobre o viaduto do Eixão Sul, na altura da galeria dos Estados, em Brasília, será liberado nesta terça-feira (4) a partir das 15h. Os motoristas poderão voltar a usar o acesso ao centro da capital. A pista estava interditada desde o dia 6 de fevereiro do ano passado.

Na época o caso  criou uma série de troca de acusações dentro do governo de Rodrigo Rollemberg (PSB) e provocou a demissão  do então diretor do DER, Henrique Luduvice.

A estrutura cedeu e esmagou quatro carros, além de danificar um restaurante da Galeria dos Estados. Apesar da gravidade do acidente, não houve feridos. De fevereiro do ano passado até o final do governo Rollemberg a obra ficou estagnada.

Em janeiro de 2019, o governador Ibaneis Rocha e o DER/DF assumiram a obra, que estava com 24% de conclusão, tendo sido executada a fundação de blocos e iniciada a fixação dos pilares.

Com o objetivo de agilizar o andamento das obras, o governador determinou que a frente de trabalho no canteiro fosse em dois turnos, com 138 operários. Hoje, 90% da obra total estão concluídos.

Uma nova estrutura foi construída na área desabada. Parte do viaduto que não sofreu dano foi restaurada e recebeu reforço. Ao todo, estão sendo investidos R$12 milhões na obra.

A data prevista para entrega total da obra, que inclui a Galeria dos Estados, está prevista para a última semana de junho. A liberação do trânsito sobre o viaduto vai beneficiar a 120 mil veículos que trafegam pelo Eixão todos os dias.

Qualidade da obra

No último sábado (1º), engenheiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do DER/DF realizaram ensaios estruturais no viaduto. O objetivo foi avaliar o comportamento e certificar a estrutura.

Os experimentos duraram 1h30. Nesse tempo, os técnicos conseguiram todas as informações necessárias, com manobras e várias etapas e simulações. Os testes consistiram em monitorar o comportamento de veículos com grande capacidade de carga e do viaduto, por meio de sensores.

Após as coletas dos dados, engenheiros da Novacap irão estudar as informações e emitir o laudo final do viaduto para entregá-lo ao DER. Preliminarmente, os resultados foram positivos.

Fonte: Radar-DF – Por Toni Duarte – Fotos: Reprodução

Deixe seu comentário