XIV Fórum de Orientação Educacional terá educação inclusiva como tema
Evento da Secretaria de Educação celebra o Dia do Orientador Educacional com ações virtuais e presenciais
Comemorado nesta quarta-feira (4), o Dia do Orientador Educacional será celebrado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com a realização da 14ª edição do Fórum de Orientação Educacional, promovido pela Subsecretaria de Educação Básica (Subeb). Este ano, o encontro tem como eixo central cultivar uma educação inclusiva e integrada e é realizado em dois formatos. Na quarta (4), será online e na sexta (6), presencial, das 9h às 12h, no Auditório do Museu Nacional da República.
O tema escolhido para 2024 tem como objetivo ressaltar a importância da orientação educacional na promoção de um ambiente escolar acolhedor e acessível, além de sensibilizar a comunidade e apoiar o envolvimento das famílias. Dessa forma, busca-se proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e a valorização do próprio potencial, por meio de uma educação justa e humanizada.
“Esse profissional da carreira magistério atua como um elo entre os diferentes atores do processo educativo, promovendo diálogos que integram família, escola e comunidade” Erika Goulart, gerente de Orientação Educacional
Para a gerente de Orientação Educacional da SEEDF, Erika Goulart, a atuação dessa profissão ultrapassa os muros da escola. “Esse profissional da carreira magistério atua como um elo entre os diferentes atores do processo educativo, promovendo diálogos que integram família, escola e comunidade colaborando para a superação de barreiras de aprendizado, conflitos interpessoais e desafios emocionais, sempre considerando o contexto histórico e social de cada indivíduo”.
O Fórum traz a marca da valorização profissional, formação continuada e divulgação de políticas públicas. O evento conta com a participação dos profissionais da área, atuantes nas unidades escolares da SEEDF, além de educadores convidados.
Nesta quarta (4), a partir das 19h, o Fórum terá formato online. A transmissão será feita pelo canal da gerência de Orientação Educacional. Já na sexta (6), o encontro será presencial, no Auditório do Museu Nacional da República, das 9h às 12h. É prevista a participação de mais de 700 orientadores. Portanto, é necessário que o público chegue cedo, pois haverá credenciamento, conforme a programação: Credenciamento; acolhimento com apresentação cultural; mesa de abertura; palestra; interações; lançamento da revista Rosa dos Ventos; e encerramento.
Eixos
A orientação educacional está dividida em eixos: ações institucionais, ações junto ao professor, ações junto às famílias, ações junto ao estudante e ações em rede. São os profissionais da área que, muitas vezes, estão à frente de tarefas consideradas estratégicas, como a atuação na garantia de direitos dos estudantes de todas as idades, desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Marli Hott, orientadora educacional lotada na Coordenação Regional de Planaltina, destaca o papel da profissão na sociedade: “O orientador educacional tem uma atuação fundamental na vida da comunidade escolar, pois acompanha, aconselha e visa o desenvolvimento integral do estudante buscando o seu protagonismo e independência para um desenvolvimento no âmbito acadêmico, profissional e pessoal. Tenho muito orgulho de ser orientadora educacional, pois é uma atuação apaixonante”.
*Com informações da Secretaria de Educação
Fonte: Agência Brasília
Foto: Divulgação